Trab OST 2
Faculdade de Administração e Finanças – FAF
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Organização Social do Trabalho
ALUNO:
Guilherme Arpi
Rio de Janeiro
2014
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Faculdade de Administração e Finanças – FAF
Curso de Administração
Organização Social do Trabalho
ALUNO:
Guilherme Arpi
Segundo trabalho apresentado como requisito para obtenção de grau na disciplina de Gestão Organização Social do Trabalho.
Professora: Francisca
Rio de Janeiro
2014
1. apresentação Este trabalho tem como objetivo dissertar sobre como a evolução politécnica pode contribuir para o desempenho individual e organizacional.
2. o ensino politécnico e sua relação individual e organizacional no trabalho
Podemos afirmar que a criação da educação politécnica se deu na concepção do inicio da revolução industrial, nesta época consolidada pelas correntes de pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels. A educação politécnica combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.
As análises de Karl Marx das transformações do processo de trabalho foram grandes contribuintes para a formação tecnológica, partindo do princípio que deveria utilizar-se da ciência como força produtiva, sistematizando a transmissão do saber técnico, rompendo com as práticas artesanais conservadoras das oficinas, que seguiam rigorosamente as instruções e os hábitos do mestre para fabricar a mercadoria. Marx almejava a formação não apenas o politécnico no sentido de conhecedor das técnicas de vários ofícios, mas aquele trabalhador que obtivesse o domínio da tecnologia exigida pelas forças do mercado, como também necessária para a transformação no processo de produção. Logo teríamos a combinação do ensino tecnológico combinado com o trabalho produtivo, tornando-se a educação politécnica.