TRAB MIDIA
PP4D
R.A- 11320702
RESUMO CAPITULO 5 (Planejamento de mídia)
A sociedade de consumo está sujeita a mudanças constantes, das quais muitas vezes não nos damos conta, tal a rapidez com que acontecem. Um produto de qualidade não é capaz, por si só, de garantir a preferência do consumidor, logo, não é exagero dizer que o simples ato de vender tornou-se cada vez mais complexo.
Para o consumidor, o ponto-de-venda representa a última etapa de um processo de compra, e é nele que muitas vezes ocorre a decisão por uma marca ou a troca por outra. Essa preferência pela marca se constitui em importante vantagem para a empresa fabricante e a concorrência terá poucas chances de mudar essa situação. Segundo Trout e Ries, a mais importante batalha ocorre na mente do consumidor, pois, numa sociedade saturada de comunicação, a mente filtra e rejeita muitas das informações que recebe, só aceitando p que é conhecido e familiar. Essa batalha ocorre em vários lugares simultaneamente. É através da propaganda que as empresas realizam o maior esforço para dar à marca uma personalidade que a distinga das outras, conhecida como imagem da marca, isso pois, na sua percepção a marca escolhida tem uma imagem melhor e um valor maior do que as outras. Apesar da propaganda ser a principal opção em muitos casos, fala-se muito em comunicação integrada, em que várias ferramentas são utilizadas de maneira concentrada e coordenada.
O que é planejamento de mídia- Desse modo, ‘planejamento de mídia´ é usado para se fazer referência ao momento em que o profissional analisa as informações passadas pelo cliente de maneira formal ou informal, tais como: características do mercado, performance co-alvo, objetivos de vendas e de propaganda. O profissional então cruza essas informações com os dados de pesquisa de mídia; determina a quantidade de pessoas do público-alvo que a veiculação deverá contemplar, a intensidade adequada e o tempo necessário; seleciona os meios apropriados