Trab Int. Ecomomia 2013.1Trabalho completo
2310 palavras
10 páginas
Universidade do Estado do Rio de JaneiroDepartamento de Economia
Faculdade de Engenharia
Hildermes José Medeiros Filho / 2012.2.06065.11
Ailton Silva E. Junior/ 2008.2.04309.11
Avaliação do PIB anual e do PIB real e nominal pela ótica da oferta e da demanda.
Rio de Janeiro
2013
Hildermes José Medeiros, Ailton Silva E. Junior.
Trabalho apresentado, como requisito para aprovação parcial a disciplina Introdução a economia III, ao programa de graduação da faculdade de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Prof.ª Janine Pessanha de Carvalho
Rio de Janeiro
2013
Introdução
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.1 O PIB pode ser analisado a partir de dois modos diferente, visando consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido, ou pela ótica da oferta, a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia.
Logo, uma maneira de ver o PIB é como a renda total de todos na economia; a outra é de pensar no PIB é como o gasto total com a produção de bens e serviços da economia. Isso ocorre, pois, as duas são na verdade é a mesma coisa, isto é, para a economia como um todo, a renda deve ser igual ao gasto. Então, o PIB pode ser calculado pela ótica da oferta ou demanda, tendo de dar o mesmo valor.