Trab Fisio Do Exerc
ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS
BENEFICIOS
EXERCICIOS
PRECAUÇÕES
INTRODUÇÃO:
Texto:
Em décadas passadas, as gestantes eram aconselhadas a reduzirem suas atividades e interromperem, até mesmo, o trabalho ocupacional, especialmente durante os estágios finais da gestação, acreditando-se que o exercício aumentaria o risco de trabalho de parto prematuro por meio de estimulação da atividade uterina.
No entanto, em meados da década de 90 foi reconhecido que a prática de atividade física regular no período gestacional, deveria ser desenvolvida desde que a gestante apresentasse condições apropriadas.
Desta forma, a atividade física na gestação tem sido recomendada na total ausência de qualquer anormalidade, mediante avaliação médica especializada e prescrição realizada por um profissional de Educação Física. Durante uma gestação normal, mulheres praticantes de exercícios podem continuar a fazê-lo, com uma adequada prescrição para cada período gestacional.
Nesse sentido, torna-se necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre de gestação, para facilitar a adequação fisiológica às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades domésticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e trabalho de parto.
Slide:
Em décadas passadas, as gestantes eram aconselhadas a reduzirem suas atividades, acreditando-se que o exercicio fisico aumentaria os riscos de trabalho de parto prematuro. Em meados da década de 90 foi reconhecido que prática de atividade fisica no periodo gestacional na total ausência de anormalidade e mediante avaliação médica e prescrição de um profissional de Educação Física poderia ajudar na adequação fisiológica e cardiorrespiratória das gestantes.
ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS:
Texto:
O sistema hormonal é responsável pelas alterações que ocorrem no organismo da mulher durante a gravidez, deste modo é importante verificar