trab empresa
Essa troca ficou conhecida como escambo e durante muito tempo foi a única atividade comercial de alguns séculos atrás.
Com o desenvolvimento das civilizações e também das atividades econômicas, os comerciantes hoje conhecidos como empresários levaram à criação das moedas e das instituições mercantis, como: financeiras, bancos, bolsa de valores e etc. O comércio passou a ter um papel importante no desenvolvimento urbano e da sociedade, tornando o responsável por investimentos em infra-estrutura, como estradas e transportes.
Nesse norte, é que a atividade empresarial torna-se uma das mais expressivas formas de interação humana através da qual as pessoas geram empregos, riquezas e desenvolvimento econômico. Os bens de que nós necessitamos, tais como roupas, alimentos, equipamentos, ferramentas, veículos, etc., são desenvolvidos através da articulação dos fatores de produção, tais como CAPITAL, MÃO-DE-OBRA, INSUMO e TECNOLOGIA, e posteriormente postos ao mercado para venda.
No contexto empresarial sabemos que essas relações de trocas, compras ou vendas de mercadorias entre pessoas são contínuas e intensas, gerando naturalmente os conflitos de interesses inerentes à natureza humana e aos negócios. É neste ambiente que nasce, desenvolve e é aplicado tanto o Direito do Consumidor (Relação Pessoa Jurídica x Pessoa Física ou mesmo PJ) e o Direito Empresarial (Relação Pessoa Jurídica x Pessoa Jurídica).
A doutrina tem procurado substituir o tradicional conceito de comerciante pelo conceito de empresário, de direito comercial pelo direito empresarial, de razão social por firma social, etc., a fim de adequar