Trab de Quim 2
Equipe: Catherine de Lima Araujo, 10 Isadora Araujo Rodrigues, 20
Farias Brito Central, 2º 4 manhã.
Poluição do Rio Cocó
Fortaleza-ce 15/03/2015
Sumário
Introdução ................................................................. 01
O Rio Cocó …............................................................ 02
A poluição do Rio Cocó …......................................... 03
Conclusão …............................................................. 05
Introdução
O desrespeito ambiental sem precedentes coloca em xeque o principal recurso hídrico de Fortaleza, o Rio Cocó. Estudo mais recente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) aponta que o manancial está 100% poluído. A análise foi realizada em maio de 2013 pelo Programa de Monitoramento e levou em consideração seis dos oito pontos acompanhados quatro vezes por ano pelo órgão. Dois deles, localizados em trechos do rio, nas avenidas Murillo Borges e Sebastião de Abreu, estavam com alto grau de eutroficação (excesso de aguapés e algas), o que impediu até a coleta da água nesses pontos pelos técnicos para análise.
Segundo a Semace, entre os principais agentes poluidores estão os esgotos clandestinos e o despejo irregular de lixo. Quem mora próximo às margens do rio sabe bem o que é poluição.
O Rio Cocó
O Rio Cocó nasce na vertente oriental da Serra da Aratanha e, nos seus 50 quilômetros de percurso, passa por três municípios - Pacatuba, Maracanaú, além de Fortaleza - para desaguar no Oceano Atlântico, nos limites das praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba.
O Parque Ecológico do Cocó, área de lazer localizada no Rio Cocó, é considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina e compreende um total de