Trab Custeio Vari vel
Custeio Variável ou Custeio Direto
Tópicos
▪ Introdução
▪ Conceito
▪ Vantagens
▪ Desvantagens
▪ Margem de Contribuição
▪ Ponto de Equilíbrio
▪ Exemplos
▪ Exercício em sala
Introdução
O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
“A Contabilidade de Custos desenvolveu-se com a Revolução Industrial, e teve que se adaptar à nova realidade econômica, com o surgimento das máquinas e a consequente produção em grande escala”. (Crepaldi)
No século XX com a crescente complexidade do mundo empresarial, a contabilidade de custos está tornando-se cada vez mais importante na área gerencial da empresa, passando a ser utilizado para avaliar estoques e, também, pela necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir, apurar resultados das indústrias, tornando-se esse o objetivo principal da contabilidade de custos. 1/2
Introdução
METODOLOGIA
A contabilidade de custos, se baseia basicamente em duas correntes metodológicas para determinar o custo dos objetos: o custeio pleno (full cost) e o custeio variável.
Dentro desta metodologia full cost encontra-se o custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos elaborados de forma direta e indireta. A apropriação dos custos indiretos aos produtos é efetuada utilizando-se critérios de rateio.
Entretanto o método de custeamento por absorção não é considerado muito apropriado para a utilização como instrumento para a tomada de decisão, em razão da utilização dos rateios dos custos fixos que, apesar de se aparentarem lógicos, poderão levar a alocações arbitrárias e até enganosas.
Em contraposição ao custeio pleno foi desenvolvido, a partir do ano de 1936, um método onde não se utiliza a subjetividade dos critérios de rateios: o método do custeio variável.
2/2
Conceito
MÉTODO DO CUSTEIO VARIÁVEL ou CUSTEIO DIRETO é um método de custeio que consiste em alocar ao custo de produção do período somente os custos variáveis de produção (normalmente os
custos