Trab Biofisica 1
Questão 1:
Um paciente chegou muito grave ao hospital e dentre os exames laboratoriais foi solicitada a gasometria venosa, que mede o pH e a concentração de bicarbonato (HCO3-) no sangue. Em 5ml de sangue o laboratorista obteve os seguinte valores:
[H+] = 1,07x10 -7
HCO3- = 0,06 mmol
Valores de referência: pH=7,32 – 7,42 / HCO3- = 24 – 28mmol.L-1
A) Qual o pH no sangue desse paciente? pH= -log [H+] pH= -log 1,07x10-7 pH= 6,97
B) Qual a concentração em mmol.L-1 de bicarbonato?
0,06mmol ----------- 5ml X ----------- 1000ml X = 12 mmol.L-1
C) Comente os resultados comparando com os valores de referência e de acordo com conhecimentos prévios.
O paciente chegou grave devido a alterações metabólicas acarretada pelo decaimento do bicarbonato que leva ao aumento das concentrações de prótons H+no sangue. O papel do HCO3- é capturar H+do meio, assim o pH caiu bruscamente, podendo levar esse paciente à morte se não for socorrido rapidamente.
Questão 2:
Um farmacêutico, preocupado com o uso indiscriminado do AAS e com as reações colaterais que ele pode causar, formulou um AAS tamponado com tampão carbonato de magnésio(MgCO3). Comente a atitude do farmacêutico mostrando as reações que ocorrem no tamponamento.
O tampão carbonato de magnésio captura os prótons H+presentes no estômago mostrando-se eficaz na diminuição da agressão gastrointestinal.
Reações:
MgCO3+ H++ Cl- Mg2++ HCO3- + Cl-
HCO3-+ H++ Cl- H2O + CO2 + Cl-
Equação Geral: MgCO3+ 2HCl MgCl2 + CO2 + H2O
Questão 3:
Sabe-se que o leite de magnesia é facilmente comprado nas farmácias. Ele é largamente utilizado devido sua ação laxante e anti ácida.
A) Explique detalhadamente como ocorrem esses processos no organismo.
B) Sabendo que em 1mL de leite de magnésia contém 83 mg de hidróxido de magnésia, calcule concentração molar do leite de magnésia e seu pH.
Resposta:
A) O leite de magnésia é uma suspensão de hidróxido de magnésio Mg(OH) 2 em