TRAB AV2 ESTRUTURA
Conceito:
O Relatório da Administração (RA) é uma oportunidade para administração informar como está o desempenho de uma entidade em relação a suas estratégias. A informação é de interesse do usuário das demonstrações contábeis. Entretanto, alguns RA não são guia para este tipo relatório. Neste contexto, o artigo responde a seguinte questão de pesquisa: O RA tem sido relevante para a avaliação do desempenho das empresas? Usando uma metodologia experimental para uma empresa específica, metade da amostra analisou com a presença do RA e a outra metade sem esta informação. A presença do RA influenciou a percepção dos respondentes quanto à capacidade da empresa em saldar suas dívidas e quanto à sua competitividade no mercado. Mas não impactou com a mesma intensidade a decisão de investimento.
Objetivo:
A divulgação de informações úteis, fidedignas e detalhadas, que possibilitem o conhecimento da companhia e de seus objetivos e políticas, é um direito essencial do acionista. O relatório da administração não pode ser excluído dessa premissa, assim, tanto a falta de informações quanto a inclusão de estudos e fatos genéricos que não dizem respeito á situação particular da companhia constituem desatendimento ao interesse e ao direito do investidor. O relatório, como peça integrante das demonstrações financeiras, deverá, pois, complementar as peças contábeis e notas explicativas, observada a devida coerência com a situação nelas espelhada, formando um quadro completo das posturas e do desempenho da administração na gestão e alocação dos recursos que encontram-se a ela confiados.
Características:
Devido a volatilidade e dinamismo do mercado de capitais em todo o mundo, o processo de divulgação das informações sobre a gestão, aos usuários externos, e fator preponderante para a sobrevivência das empresas. Quantidade e qualidade maior na divulgação das informações contábeis, de maneira oportuna e uniforme para todo o mercado, além de