tprincipe

1017 palavras 5 páginas
O Príncipe

Em todo tipo de império, que foi um regime de poder sobre homens era “governado” a partir de repúblicas ou príncipes. Entre os principados estão os mais antigos, que comandam por um período mais longo ou são novos, que podem ser recentes ou até mesmo ligados ao príncipe de maior tempo de poder. Em territórios dominados por eles, é costumado um príncipe ter o maior poder ou podem ter mais liberdade, em outros casos, poderia ter sido conquistado em batalhas por si próprio ou demais homens, sua riqueza ou até mesmo pelo sua virtude.
Como Maquiavel diz: “É no principado novo que residem as dificuldades”, pois para ele é, na maioria dos casos, algo novo que é preciso saber governar, nem mesmo assim “passar” o governo para um principado formado em conjunto, ou seja, um príncipe novo e associado ao outro príncipe, não seria capaz de ter um bom governo e iria piorar as coisas. Assim, o principado não se deve se exibir por ter um cargo maior em ofensas aos seus inimigos, do mesmo modo que não pode ser capaz de satisfazer seus amigos de modo que eles desejavam, pois o príncipe lhe deve cumprir suas obrigações e deveres.
Na maioria dos casos, os principados realmente novos, seguem a mesma forma de governo que os mais veteranos, mas se não o conservam totalmente, suas virtudes não serão de um grande homem e honesto. Já aqueles que irão seguir um bom traço de governar, terão boas virtudes, mas não equivalentes de antigos, mas apesar disso, o mais importante é ter bom resultados e ir mais longe que seus objetivos.
Em outras palavras, os novos príncipes encontram certa dificuldade para ficar no poder e também para os que conquistam. Já aqueles que passaram de cidadão para principado através de riquezas ou virtudes, terão bem mais dificuldade em seu governo, pois segundo Nicolau, “O príncipe que depende menos da fortuna é mais capaz de conservar-se”.
Para chegar a uma conclusão de melhor governo, podemos ver que aqueles principados, sendo eles mais novos ou já

Relacionados