toyo ito
Localização: Nakano -ku, Tóquio, Japão arquiteto responsável: Toyo Ito
Área: 151,0 m²
Ano: 1976
Fotografias: Koji Taki, Tomio Ohashi, Cortesia de Wikiarquitectura
Toyo Ito foi encomendado para este edifício por sua irmã mais velha depois que seu marido, infelizmente, perdeu sua batalha contra o câncer em 1970. Tendo vivido durante vários anos em um apartamento de edifício alto, ela e suas duas filhas queria se mudar para um local que tinha mais ligação com a terra; como ele teria sorte, o local ao lado de casa própria de Ito estava sendo vendido na época.
O projeto para a casa começou como uma em forma de L, com a irmã de Ito expressando um desejo de uma conexão visual entre as diferentes partes da casa. No entanto, como a discussão avançava o projeto começou a se concentrar cada vez mais sobre a natureza simbólica do que a casa significava para a família enlutada. Isso levou ao projeto introvertido, em forma de U que separava o domínio da família do mundo exterior
O layout interno do edifício é constituído pelo longo corredor curvo, que termina em cada extremidade em quartos: de um lado da mãe, no outro as filhas. Estas extremidades do corredor são escuros, com a fonte de luz principal é a entrada para o pátio interno, perto do centro da curva - no ponto de encontro simbólico da família. As superfícies internas são todos brancos, tornando um espaço minimalista para o pensamento contemplativo.
Branco U é uma excelente demonstração da capacidade de Toyo Ito no projeto de mais espiritual, arquitetura meditativo. Enquanto ele é geralmente mais conhecido por seu abraço de design tecnológico, o que pode ser visto em projetos como a Mediateca de Sendai , este projecto é um exemplo da abordagem em constante mudança e adaptável que o Prêmio Pritzker júri elogiou tão altamente para.
Vinte e um anos depois de ter sido concluída, e depois de todos os três membros da família havia se mudado, Toyo Ito visto como o prédio foi demolido. A casa