PATI
Em 2013, Ito foi premiado com o Prêmio Pritzker, um dos mais prestigiados prêmios de arquitetura. Toyo Ito também trabalhou na Universidade de Columbia e na Universidade do Norte de Londres.
Mediateca de Sendai - Toyo Ito
É uma proposta nova para arquitetura com uma nova visão sobre o programa. O projeto foi completado cinco anos após a abertura do concurso financiado pela cidade de Sendai no Japão. O equipamento de maneira geral possui em seu programa uma galeria de arte, biblioteca, um centro de mídia visual e um centro de serviços para pessoas com dificuldades de audição e visão. Desde a época do concurso, o principal objetivo do projeto foi de quebrar com as tipologias tradicionais de bibliotecas e museus. Portanto chegou-se a uma tipologia que possa acomodar qualquer tipo de programa no futuro. Em 2001 a mediatheque foi inaugurada como um simbolo de espaço público para os cidadãos de Sendai, hoje ela atrai cerca de 4000 pessoas por dia.
Toyo Ito: Sendai Mediateca
VERSÃO INGLESA
Sendai , localizado a 300 km ao norte de Tóquio, é uma cidade de um milhão de habitantes, conhecidos como a "Cidade das Árvores". Em suas proximidades é o Bay Matsushima , um dos três cenários mais famosos naturais do Japão, perto da ilha de Miyajima eo Istmo de Amanohashidate .Alguns pequenos templos e um castelo perceber a sua herança, mas a razão que Sendai é alcançou renome internacional por sua Mediateca (2001), a obra mais representativa do arquiteto Toyo Ito.
PROPOSTA
O conceito geral da chamada para o concurso foi a acessibilidade pública gratuita. Localizado em uma área de 50 x 50 m, a biblioteca de mídia deve conter vários recursos de biblioteca, internet cabines, áreas de DVD, galerias, cafés, etc
A Mediateca de Sendai na frente de um bosque e rodeada em três lados por ruas.