Toxicidade e Genotoxicidade do Sulfato de Cobre em Planárias de Água Doce e Camundongos
1735 palavras
7 páginas
INTRODUÇÃOEstudos recentes apontam que metais como ferro, cobre e cromo atuam em ciclo redox, produzindo espécies reativas de oxigênio (EROs) (Stohs & Bagchi, 1995). As EROs e o estresse oxidativo gerado por estas induzem a peroxidação de lipídios, danos no DNA e alteram a homeostasia de diversos minerais essenciais. Adicionalmente, o estresse oxidativo afeta diversas rotas metabólicas, incluindo aquelas envolvidas no reparo de danos ao DNA. O sulfato de cobre tem largo emprego tanto em processos industriais quanto na agricultura, como fungicida, e na dieta humana, como suplemento alimentar. O cobre é comumente encontrado em diversos compartimentos dos ecossistemas, sendo um poluente de importância signifi-cativa
(Teisseire et al., 1998).
A comparação dos efeitos tóxicos e genotóxicos entre espécies é fundamental para avaliar o risco biológico de poluentes, particularmente para compostos persistentes no meio ambiente (Bolognesi et al., 1999). Planárias de água doce são sensíveis a poluentes, têm ampla distribuição, são de cultivo fácil e barato, atributos que favorecem a sua utilização como bioindicador. Os camundongos têm amplo emprego em estudos, são similares aos humanos e compartilham o mesmo habitat com os últimos.
O ensaio cometa é uma ferramenta sensível para quanti-ficar danos no DNA, bem como o processo de reparação dos mesmos, e é amplamente empregado em estudos de genética toxicológica e monitoramento ambiental
(Fairbairn et al., 1995; Tice, 1995; Collins et al., 1997). A versão alcalina do teste, descrita por Singh et al. (1988), permite medir a ocorrência de quebras simples e dupla, sítios alcali-lábeis e cross-links no DNA.
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos tóxicos e genotóxicos do sulfato de cobre em planárias e camundongos, além de elucidar alguns aspectos do reparo de danos no DNA induzidos pelo sulfato de cobre nos dois organismos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Testes em planárias
Foram utilizadas neste