Badminton
Não podemos afirmar com exatidão o local e a data em que este desporto foi criado mas atendendo a determinadas provas que foram obtidas ao longo dos anos somos levados a crer que o badminton pode ter sido criado pelos gregos que tinham jogos semelhantes ao badminton. Mas também há registos de modalidades semelhantes ao badminton em outros povos como os japoneses e os incas. Na Europa apenas temos como referencia mais antiga da existência de um desporto semelhante são pinturas e escritos do século XVIII. Foi em Badmington (Inglaterra) que nos finais do século XIX, a modalidade é conhecida na Europa, sendo praticado por oficiais ingleses que se tinham familiarizado com este jogo na Índia.
Em 1873 foram realizados os primeiros jogos, em Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort e foram utilizadas raquetes de ténis e volantes improvisados. Este jogo ficou conhecido como “aquele jogo em Badminton”. Daí o nome pelo qual é atualmente conhecido.
As regras do jogo foram publicadas em 1877 pelo Coronel H. O. Selby, em Carachi.
Em 1883 foi criada a primeira estrutura associativa: Badminton Association of England.
Mais tarde já no século XX é formada a Internacional Federation (FIBA) grupo de todos os países onde se praticava a modalidade.
Não existem também dados concretos quanto à data da introdução da modalidade em Portugal. São conhecidas contudo algumas manifestações do desporto realizadas entre 1895 e 1953.
A partir da formação da Federação Internacional de Badminton, deu-se o salto necessário à sua implementação e desenvolvimento a nível mundial. Cabe a este organismo superintender a modalidade, tanto para a aplicação das leis do jogo como ainda para a organização dos Campeonatos Mundiais, individuais e por equipas. Finalmente, o Badminton conseguiu aquilo que queria há vários anos: ser considerado uma modalidade Olímpica. Depois de ter estado presente como modalidade de observação nos Jogos Olímpicos de Seoul (1988),