Totalitarismo
Definição
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
Outras características dos regimes totalitários:
- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;
- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;
- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);
- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.
Conceito de totalitarismo
Estado Totalitário é o Estado controla todos os setores da sociedade, econômicas, sociais, políticas, religiosas e culturais. A autoridade do poder central é praticamente absoluta. No período entre-guerras, este tipo de Estado se difundiu na Europa.
Os governos democráticos da Europa eram golpeados pela esquerda e pela direita. De um lado estavam os partidos comunistas e, do outro, os partidos nacionalistas anticomunistas (fascistas). Com o apoio do Partido Fascista, em 1922, Mussolini subiu ao poder na Itália. E assim, o fascismo agiu de forma contra-revolucionária, ou seja, em oposição aos progressos do comunismo, que tinha pretensões de substituir o sistema capitalista mundial pelo socialismo.
Muitos países, principalmente os da Europa Central, seguiram o exemplo da Itália.
A Alemanha, assim como a Itália, também representou um exemplo de totalitarismo de direita; em 1933, Adolf Hitler estabeleceu a implantação do governo do Partido Nacional-Socialista