Total Productive Maintenance
Alice da Silva Fernandes
Cristiane Costa de Souza
Émerson Dias de Oliveira
Lilian do Nascimento Cruz Dias
TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE
Carapicuíba 2014
Alice da Silva Fernandes
Cristiane Costa de Souza
Émerson Dias de Oliveira
Lilian do Nascimento Cruz Dias
TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE
Trabalho apresentado a disciplina Administração de Produção e Logística Administrativa, ministrado pelo professor Rodney Scatolin, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração de Empresas, da Faculdade Nossa Cidade-FNC.
Carapicuíba 2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
TIPOS DE MANUTENÇÃO
A manutenção assume hoje um papel importantíssimo no contexto industrial, influenciando diretamente na produtividade e custos.
Com finalidade básica de manter os equipamentos funcionado a maior parte do tempo e a custos mais baixos, a manutenção, dependendo da forma como é executada, pode ser dividida em Corretiva, Preventiva e Preditiva.
Manutenção Corretiva:
É a mais conhecida e baseia-se na ocorrência da falha do equipamento, para não executar o reparo. Implica em perda de produção e danos consideráveis à máquina, constituindo-se no método mais dispendiosos.
Manutenção Preventiva:
Consiste em exercer um controle sobre o equipamento, de modo a reduzir a probabilidade de falhas, baseado em intervalos regulares de manutenção. O problema desse tipo de manutenção está na escolha de um intervalo apropriado para se programar a parada do equipamento. Este intervalo é de difícil determinação e é baseado aleatoriamente, por experiência ou estatisticamente, sem estudar a conveniência ou não da parada da máquina.
Manutenção Preditiva:
É um meio termo entre os dois tipos de manutenção anteriores. Consiste em se programar a parada no momento necessário, tanto para o equipamento como para o processo produtivo. Isto é possível através do acompanhamento das condições da