Tosse !
CRF-SC 9245
Tosse
Por que ela acontece, como o organismo reage e o tratamento indicado. No cotidiano, existem constantes ameaças de agentes irritativos no ar que respiramos, por exemplo: poluição, fumaça, poeira ou partículas que podem prejudicar o nosso sistema respiratório. Nosso organismo desenvolveu uma série de mecanismos de defesa para fazer frente a essas ameaças. A tosse, por exemplo, é um deles, que de forma natural impede a entrada de substâncias prejudiciais no trato respiratório ou as elimina por meio de um mecanismo de limpeza.
De forma resumida, a tosse é uma contração espasmódica da cavidade torácica, muitas vezes repetitiva, que resulta em uma violenta liberação de ar dos pulmões, usualmente acompanhada de um som característico.
Clinicamente, a tosse é subdividida em produtiva e seca, com limite indeterminado entre ambas. Ou seja, a tosse seca pode se transformar em produtiva e vice-versa. É muito importante identificar o tipo de tosse do paciente, afinal, a classificação desta exige o uso de medicamentos com ações diferentes para um tratamento adequado.
Tosse produtiva
Abordaremos de forma específica a tosse produtiva, também conhecida como torácica ou úmida. Ela pode ser definida basicamente pela tosse com acúmulo de muco. O tratamento da tosse produtiva baseia-se em influenciar os parâmetros do muco. Em pessoas sadias, o muco costuma ser um líquido gelatinoso branco ou transparente. Ele é importante, pois captura bactérias e partículas que inalamos, possibilitando sua expulsão pelo movimento dos cílios de células específicas, que transportam o muco para fora das vias aéreas.
Por causa de doenças como gripes e resfriados, tabagismo ou poluição aérea, o muco pode se tornar grosso e pegajoso, bloqueando as vias aéreas, dificultando a respiração e piorando as infecções. Quando existe um muco grosso e pegajoso, o paciente fica com a sensação de peito pesado, pois o muco é difícil de ser expelido. O