Tosco
De Gilberto Dari Mattje
Editora Alvorada
2009
POR: Marcia Salete Ramos Gomes
CAPÍTULO 1
Tosco foi um menino que desde muito cedo aprendeu que viver em uma família desestruturada não trazia felicidade e alegria a ninguém, sentia a falta de amor de seus pais e a desunião entre eles era visível, presenciava as brigas em casa e com isso se sentia só e muito triste.Com seus sete pra oito anos descobre que possui mais irmãos e não lida muito bem com essa situação ,não aceitando que sua mãe tivesse tido outra família anterior a sua, já com essa idade tosco era uma criança revoltada e briguenta.
CAPITULO 2
As brigas em casa refletiam na escola e Tosco estava se tornando um menino mal criado e com fama de brigão, aos nove já havia se consolidado como ocara que consegue o que quer, ele até era na sua mas que não mexessem com ele, não importava que fosse, até com sua mãe ele já gritava, não gostava que lhe dessem apelido mesmo que todos tivessem algum, não levava desaforo pra casa, com o tempo tosco foi ganhando moral e começou a cantar de galo.
Assim também era com os professores, o que acontecia em casa se refletia na escola, o uso de palavrões era ordem, vira e mexe ia pra diretoria e ai era sermão na certa.
No final do terceiro ano ele iria ser reprovado isso é deveria... Então sua mãe foi chamada na escola e voltou pra casa irada,brigou um monte chamou Tosco de vagabundo, escroto e muito mais, então seu pai resolveu ir até a escola, mas antes bebeu uma branquinha e chegou lá completamente bêbado, mas Tosco foi aprovado.
Foi a primeira e ultima vez que seu pai fez alguma coisa por ele, porque mais tarde seus pais acabaram se separando e Tosco achou que seria melhor, mas acabou ficando tudo na mesma,
As brigas continuaram e agora ele batia de frente com sua mãe deixando – a mais brava e furiosa, tempos depois ela começa a sair nos finais de semana e namorar ele tinha que ficar sozinho em casa, e não contar para ninguém...