TOSCO
Tosco é um livro de cento e trinta e três páginas que leva como título o nome do seu personagem principal. O protagonista apresenta em sua personalidade as definições do adjetivo que origina seu nome, pois, segundo o dicionário, tosco significa “rude, desajeitado, grosseiro ou algo em seu estadobruto”. O livro trata dos conflitos de um adolescente comum que apesar de aparentar um bom caráter, permite que suas experiências ruins influenciem em sua conduta e ações.
O autor da obra, Gilberto Mattje é um filósofo, psicólogo, especialista na área de psicanálise e mestre em Psicologia Social e da Saúde, profissional atuante como psicólogo clínico e professor universitário. Ele deixatransparecer em seu livro a preocupação com as experiências sociais experimentadas e suas influências sobre a formação social e ética da criança e adolescente.
O livro se organiza de forma bastante sintetizada, dividindo-se em capítulos enumerados sem a apresentação de um título, oferece uma ordem cronológica das experiências vivenciadas por seu protagonista. A linguagem é coloquial, de simplescompreensão, a fim de se tornar atrativo de fácil entendimento para seu principal público alvo: os adolescentes. A narração é feita em primeira pessoa e nos permite experimentar a sensação dos sentimentos vivenciados por Tosco em suas falas.
A história se inicia com Tosco recordando suas tristes lembranças do passado. O primeiro cenário que nos é apresentado e um lar totalmente desajustado formado por umamãe indiferente, autoritária e um pai alcóolatra, agressivo. Em suas memórias Tosco conta sobre o efeito da agressividade a qual ele era exposto e seu efeito sobre sua personalidade desde a infância. Ele relata a dificuldade que tinha de se adequar ao ambiente escolar, conviver em grupo e respeitar a autoridade dos professores, já que ele refletia quase que