Torre Eiffel
O projeto foi aprovado em 1885, iniciou-se sua construção em 1887 e foi finalizado em 1889. Para a escolha do projeto foi feito um concurso do qual participaram 700 projetos. Eiffel foi escolhido em 1885.
Uma pergunta frequente feita sobre a Torre Eiffel é: “Porque ela não foi demolida como a maioria das outras obras feitas nas exposições universais?”. A torre na verdade tinha um limite pré-estabelecido de vinte anos de existência, a partir daí buscaram-se estratégias para sua conservação, a primeira foi a instalação de uma antena de transmissão de telégrafo sem fio em 1898; tempos depois ela foi usada para telegrafia militar durante o período das duas grandes guerras, depois disso a força do turismo e outras antenas de transmissão de sinais de rádio e televisão impediram que a torre fosse demolida; e hoje quando se fala em Paris pensa-se logo na Torre Eiffel, que é um dos monumentos turísticos mais visitados do mundo.
Muitas pessoas temiam que a construção de uma torre de dimensões tão grandes abalasse a visão da cidade, pois é um grande impacto certamente. Existiam também pessoas que apoiavam a idéia da construção da torre e que estavam entusiasmadas.
Após o término da construção da Torre Eiffel a euforia foi total, algumas pessoas se dispuseram até a subir todos os degraus da torre para comemorar no topo junto com o engenheiro, e com isso, algumas posturas que antes eram contrárias se tornaram favoráveis.
“A sensação que se experimenta quando se chega ao topo da torre faz dela a irmã terrestre do avião.”Com essas palavras, Gideon justifica a atitude de Santos Dumond de escolher e Torre Eiffel como sua trajetória para seu primeiro vôo de avião; justifica também que, a partir dessa época em que cresce o interesse pelas máquinas voadoras, cresce também a venda de ingressos para visitação, mostrando o quanto a escala da torre faz a diferença na sensação e na percepção de quem a visita
Torre Eiffel é muito importante para a cidade de Paris e