torno cnc
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO ..................................................... 2
2 DESENVOLVIMENTO ......................................... 2
2.1 Fotos ................................................................ 3
3 CONCLUSÃO ...................................................... 4
4 AGRADECIMENTOS ........................................... 5
5 BIBLIOGRAFIA .................................................... 6
INTRUDUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de detalhar o processo de usinagem no torno CNC.
O objetivo do torno cnc é usinar peças através de sua programação feita com base no desenho.
DESENVOLVIMENTO
Com o avanço da eletrônica e da informática foi possível desenvolver uma máquina ferramenta com a tecnologia de movimentar simultaneamente dois eixos através do controle por computador.
O torno CNC é uma máquina operatriz capaz de usinar peças através de seus comandos numéricos computadorizados, com a capacidade de produzirem peças complexas e com tolerâncias pequenas, para atender o grande mercado competitivo.
Todo torno possui uma torre que tem a função de alojar certo número de ferramentas, que pode efetuar sua troca sem a interferência do operador.
A programação deve ser feita e verificada após seu termino. Seus comandos são dados por meio de codificações em G, que podem ser ciclos ou até mesmo usinagem única.
Antes da usinagem e preciso identificar o zero peça, ou seja, o ponto em que irá começar a usinagem conforme o programa, para isso basta tocar com a ferramenta na face da peça (eixo z) e depois no seu diâmetro (eixo x) e assim anotar o zero no computador da máquina.
Deve se verificar algumas coisas como, por exemplo: a pressão das castanhas para que a peça não escape, e o posicionamento do fluido de corte, pois com o atrito da ferramenta é possível danificar as pastilhas ou até mesmo a peça.
Após todo esse processo, ciclo start é o ultimo passo,