Torneamento com ferramenta de diamante d cristal semicondutor
Departamento de Engenharia de Materiais e Manufatura
Disciplina: SEM0413 - Processamento de Materiais V: Usinagem de Não Metálicos
Professor: Renato Goulart Jasinevicius
Grupo 1:
Guilherme da Silva Macena
8004238
Katherine Santos Oliveira
8004197
Lais Taguchi Possari
7568883
São Carlos, novembro de 2014
1. Introdução
Atualmente, muitos materiais frágeis estão sendo utilizados para variadas aplicações avançadas, como cristais óticos, vidros, e cerâmicas avançadas que são aplicados nas indústria ótica e eletrônica.
Como aplicações que exigem um acabamento impecável para o nãocomprometimento do funcionamento dos equipamentos, é necessário obter superfícies livres de trincas, que ocorrem com facilidade quando usinamos materiais frágeis. Técnicas de torneamento para a obtenção de superfícies espelhadas, assim como desejadas sem a necessidade de posterior tratamento estão cada vez mais presentes e sendo desenvolvidas. Tais técnicas trabalham com ferramentas de diamante e controlando os parâmetros de corte para assim, realizar uma usinagem em regime dúctil, evitando trincas nas superfícies criadas pelo torneamento.
A ferramenta de diamante é indispensável nessas aplicações devido a dureza dos materiais frágeis são bem maiores que de metais, assim, ferramentas convencionais, como de aço, não seriam capazes de usinar essa gama de materiais, a ferramenta seria desgastada antes que a peça desejada, assim diminuindo a qualidade da usinagem e a capacidade de controle do processo.
É possível realizar um torneamento em regime dúctil com ferramentas com formato de pontas redondas ou retas, porém com ferramentas de ponta reta é permitido uma remoção de cavaco sem a ocorrência de deformação da profundidade ao mesmo tempo que é possível observar larguras significantes mantendo um estado comum de tensões. O torneamento em regime dúctil ocorre quando a espessura do corte na