TORNA-SE PESSOA CARL ROGER
NOME DO ALUNO
RESUMO DO CAPÍTULO 1
TORNAR-SE PESSOA CARL ROGERS
UBERABA – MG
2013
“Este sou eu” - O desenvolvimento do meu pensamento profissional e da minha filosofia Pessoal
Carl Ransom Rogers nasceu em 8 de janeiro de 1902, Oark Park, Illinois nos Estados Unidos e faleceu em 4 de fevereiro de 1987. Defendeu 3 condições básicas e simultâneas como facilitadoras na relação entre psicoterapeuta e cliente que são: a consideração positiva incondicional, a empatia e a congruência. Autor de grandes obras como Terapia Centrada no Cliente, Tornar-se Pessoa, O Tratamento Clínico da Criança Problema dentre outros. Aqui apresentamos algumas de suas palavras do livro Tornar-se pessoa. Fui convidado a apresentar minhas ideias sobre a psicoterapia, a mim mesmo. Exprimi de uma maneira mais profunda as experiências pessoais e os temas filosóficos que se tornaram para mim mais significativos. Esperavam que eu falasse sobre “Este sou eu”, me senti honrado e lisonjeado por um grupo querer saber quem sou eu.
Fui educado numa família unida, religiosa e de moral muito estrita e intransigente, o nosso bem-estar era preocupação constante, tínhamos uma vida social muito reduzida e muito trabalho. Eu era uma criança solitária que lia muito, ao longo do colegial, tive apenas dois encontros com moças.
Aos doze anos fomos viver em uma fazenda. Tornei-me um estudioso da agricultura científica esse foi o caminho que me conduziu a uma compreensão fundamental da ciência. Estávamos em 1922, quando vi que já não podia seguir as atitudes religiosas de meus pais, o que provocou um grande desgosto a eles me tornei uma pessoa independente. Na minha viagem à China me apaixonei por uma moça adorável, e me casei, com o consentimento relutante dos nossos pais.
Nosso grupo – Union Theological Seminary 1924 - pediu à administração que nos deixasse organizar um seminário oficial, sem orientador, cujo programa fosse constituído pelas nossas