Tor e Hidden Service Protocol
Introdução ao Hidden Service Protocol
Primeiramente, gostaria de deixar claro que Deep Web no título está entre aspas, porque a considero como um conceito, e não algo totalmente tangível, como ela é divulgada por aí.
Mas fato é, que grande parte de blogs, portais e sites que falam sobre essa tal de "Deep Web", referem-se, na verdade, aos Hidden Services. Podemos identificar isso quando vemos que os endereços para os sites da "Deep
Web" terminam com o subdomínio ".onion".
O Hidden Service Protocol é um protocolo criado pelo projeto Tor, e funciona com base na Tor Network.
O objetivo do Hidden Service Protocol é bem claro: Dar a possibilidade de uma pessoa disponibilizar um serviço dentro da rede Tor, sem que o IP do servidor que mantém esse serviço (ou seja, IP do servidor) esteja exposto para quem o acessa.
Nos próximos capítulos vou tentar explicar o funcionamento do cliente Tor e como funciona o Hidden Service
Protocol. Não coloquei detalhes muito técnicos porque ainda estou me aprofundando no assunto e não quero explicar alguma coisa de maneira muito bagunçada. Mas deixo no final alguns links interessantes para quem quiser mais detalhes.
Deixo claro desde já, que este artigo é completamente teórico, porém, caso a comunidade ache o tema interessante, pretendo escrever outro artigo com uma abordagem mais prática. Ou seja, mostrando a configuração de um cliente Tor e de um Hidden Service.
Apesar da configuração deles ser algo bem simples, tem muitos detalhes que podem facilitar a vida de quem está usando estes serviços. :)
Cliente Tor - Funcionamento básico
O cliente Tor tem o objetivo de garantir seu anonimato na Internet. Este software trabalha redirecionando seu tráfego de Internet através da rede Tor, antes que ele chegue ao seu destino final.
A rede Tor é um conjunto de servidores que funcionam retransmitindo seu tráfego de Internet. Estes servidores são chamados de relay's. Atualmente,