Fisica
ARQUITETURA E URBANISMO
DIAGNÓSTICO URBANO
SÃO LEOPOLDO, 15 DE NOVEMBRO DE 2011 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ÁREA DE INTERVENÇÃO 4
3 ANÁLISE DOS ELEMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS 5
4 ELEMENTOS MORFOLÓGICOS 7
5 CONDICIONANTES LEGAIS 18
1 INTRODUÇÃO
O diagnóstico urbano tem como finalidade o estudo e levantamento de dados de uma determinada área e entorno para que seja proposto um loteamento dentro dos padrões legais. A área é situada na cidade de Porto Alegre, no bairro Jardim Botânico, rua D. Salvador França, a mesma pertence à ESEF ( Escola Educação Física- UFRGS).
No estudo e levantamento serão analisadas características sócio-funcionais, morfológicas, percepção urbana, condicionantes legais, imagem da área e todo um estudo do entorno. Á partir desse diagnóstico definiremos diretrizes e será desenvolvido o projeto do loteamento.
2 ÁREA DE INTERVENÇÃO
Figura 1: Área a ser estudada.
A Área a ser estudada pertence à ESEF, e o entorno toma bairros como, Partenon e Petrópolis, além do próprio Jardim Botânico.
3 ANÁLISE DOS ELEMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS
3.1 USO DO SOLO Não existe uma distinção grande do uso do solo.Temos um equilíbrio de todas as atividades, como: comércio, saúde, educacional e pode-se chamar a atenção para o lazer com o Jardim Botânico, uma área um tanto significativa, situada em frente á ESEF.
3.2 AGENTES/ INTERESSES/ FORÇAS Analisando a ocupação, chega-se a conclusão que a o bairro Jardim Botânico é habitado em sua maioria pelos acadêmicos e pessoas interessadas em lazer e conhecimento. Com instituições como: UFRGS e PUC e o próprio Jardim Botânico, gera-se um grande fluxo de pessoas pelos arredores que se preocupam com o bairro mas não necessariamente residem nele.