Toque
O toque Terapêutico é fundamental para comunicarmos com os que cuidamos, demonstrando que essa pessoa nos importa e que nos preocupamos com ela e não apenas com a sua doença. Além de transmitir sentimentos, podemos reduzir o medo e a ansiedade do outro, proporcionando bem estar físico e psicológico.
As mãos dos fisioterapeutas operam equipamentos também, são aqueles que tocam e massageiam os pacientes. Pode-se classificar o toque em: toque instrumental - é o contato físico, necessário para o desempenho de uma tarefa específica, tal como: administrar uma medicação ou fazer um curativo; toque afetivo ou expressivo - é o contato espontâneo, não necessariamente relacionado a uma tarefa física,mas transmite sentimentos conscientes ou não; e toque terapêutico que se baseia no princípio fundamental de que há uma energia vital, que mantém todos os organismos vivos.
Esse trabalho restringe-se à descrição à discussão do T.T. tendo em vista a necessidade de registrarmos ações da saúde que podem ser utilizados por profissionais treinados e preocupados com o bem estar do paciente. A reeducação do movimento e da postura, a recuperação de contusões e traumas e até mesmo o alívio de dores provocadas pelas atividades diariamente são algumas das atribuições do fisioterapeuta. Esses profissionais ajudam as pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais.
Com intervenções preventivas, curativas e de recuperação da saúde funcional do homem, os fisioterapeutas atendem pessoas de todas as idades sejam portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos, respiratórios, de deficiências físicas ou mentais. Principalmente, massageando o local dolorido melhorando a circulação e consequentemente a oxigenação, além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.
Tipos de toques terapêuticos:
Os recursos de tratamento variam conforme o objetivo; condições do paciente e estágio em que a lesão se