Topologia de Redes
1 INTRODUÇÃO
Como se sabe os computadores de uma ou mais redes são interligados, e isto é possível devido aos equipamentos como cabos de rede, placas de rede e switches. A rede possibilita que os usuários façam o compartilhamento de informações e façam varias tarefas presente em seu cotidiano. A topologia de redes que será apresentada a seguir permite fazer uma descrição de como a rede está interligada, tendo em vista tanto o meio físico quanto o lógico.
A topologia física representa como a rede está conectada em seu meio físico, podemos citar como exemplo os cabos de conexões, é esta topologia que influencia questões como segurança e velocidade na rede. Por sua vez a topologia lógica representa como os sinais de uma determinada rede agem e como funciona a transmissão de dados entre redes.
2 ALGUNS TIPOS DE TOPOLOGIA FÍSICA
A topologia física descreve por onde os cabos de uma rede passam e onde estão localizados equipamentos como o roteador. Existem alguns tipos de topologia física, aqui apresentaremos os modelos em forma de barramento, anel, ponto a ponto, árvore e estrela que são as mais utilizadas, mas é importante ressaltar que existem outros modelos como a hibrida e a em malha.
2 PONTO A PONTO
O modelo ponto a ponto é o mais simples em uma rede de computadores, nela dois computadores são unidos por um meio de transmissão e nela pode se formar novas topologias a partir da sua estrutura.
1 BARRAMENTO
No modelo barramento todos os computadores são ligados em um mesmo barramento, isto é, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada pelos processadores. Nesse tipo de topologia, apenas uma maquina pode escrever no barramento em um momento específico, e quando um computador tenta transmitir um sinal toda rede fica ocupada e os outros computadores precisam esperar ate que esse envio acabe para poderem enviar outro sinal. Esse modelo é fácil de trabalhar, porém pode ficar lento em situações de tráfego pesado.
2