Topologia de Redes
A topologia em malha, é também conhecida como peer-to-peer ou mesh. Nessa topologia todos os dispositivos podem se comunicar entre si desde que estejam dentro dos alcances.
Uma rede malha é composta de vários nós e roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós tem a função de repetidores e estão conectados a outro nós, desse modo é possível a transmissão de messagem de um nó para outro por diferentes caminhos. Os roteadores são responsáveis pelas rotas fluxo de dados, direcionando as rotas desse pacote, para que eles cheguem maior rapidez. Lembrando que esses computadores deve estar conectados a mesma rede.
Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós/roteadores estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino.
Neste tipo de rede, o tempo de espera é reduzido e eventuais problemas não interrompem o funcionamento da rede. Mesmo que existam falhas em algumas conexões, é improvavel que essas falhas impossibilitem a comunicação entre qualquer dois computadores da rede. Contudo, este tipo de arquitectura pode revelar-se impraticavel se for muito grande o numero de computadores numa rede local.
Um problema encontrado é em relação às interfaces de rede, já que para cada segmento de rede seria necessário instalar, em uma mesma estação, um número equivalente de não é bem aproveitada. Essa instalação de rede é cara, o que a torna menos comum por isso é uma rede recomendado para se utilizar em locais de maiores movimentos, como shopping, indústrias, prédios, entre outros.
Referências:
http://jbgsm.wordpress.com/2010/01/14/tipos-de-topologia/