Topografia
A posição relativa dos pontos da superfície terrestre é caracterizada pelas coordenadas num sistema de referência. Qualquer que seja o sistema envolvido, tais coordenadas são: a abscissa e a ordenada. Em topografia, as coordenadas são referidas ao plano horizontal de referência - o plano topográfico; o sistema de coordenadas topográficas é definido por um sistema plano-retangular XY, sendo que o eixo das ordenadas (Y) está orientado (é paralelo) segundo a direção norte-sul (magnética ou verdadeira) e o eixo positivo das abscissas (X) forma 900 na direção leste. Uma terceira grandeza, a altura (cota ou altitude) junta-se às coordenadas planas X e Y, definindo a posição tridimensional do ponto.
As operações de campo para a obtenção das coordenadas topográficas consistem na medição de uma distância, um ângulo horizontal e uma distância vertical ou ângulo vertical para cada ponto, além da determinação da orientação em relação a uma direção fixa: direção norte-sul.
No escritório as coordenadas são calculadas em função das medidas de campo: as medidas de distâncias e ângulos horizontais permitem calcular as coordenadas planas X e Y, enquanto as medidas de distâncias verticais ou ângulos verticais conduzem às cotas ou altitudes.
Existem vários tipos de sistema de coordenadas. Todas elas têm como ponto central a Terra e projeções na esfera celeste, projeções essas chamadas de Grandes
Círculos. Exemplos de grandes círculos são o equador, um meridiano, a eclíptica1. O que define e diferencia um sistema de coordenadas também são os grandes círculos que são chamados de plano fundamental de referência.
Por exemplo, o que usa o equador são chamados de coordenadas equatoriais.
As coordenadas em uma esfera são definidas através de um plano fundamental que corta a esfera em duas metades, passando pelo centro (definindo um circulo principal ou equador) e um ponto arbitrário no equador como mostra a Figura 1. Através deste