Educação
Renuncio a todo o espírito de impaciência e de raiva, de ressentimento e mágoa, de tensão nervosa, de insónia, de agressividade, de mentira e calúnia, de maledicência e murmuração, de ira e de ódio, de pavor e desespero, de incompreensão e rancor, de juízo temerário e presunção.
Renuncio a todo o espírito de desânimo e tristeza, de melancolia e solidão, de abandono e rejeição, de histeria e de fechamento em depressão.
Renuncio ao espírito de fracasso e frustração.
Renuncio ao espírito de desconfiança do amor de Deus e do próximo, de auto-rejeição e auto-condenação, de egoísmo e auto-suficiência e a todo o espírito de timidez e insegurança
Renuncio a todo o desejo de fracasso e de morte do meu irmão, a todo o espírito de injustiça e opressão, a todo o espírito de revolta contra Deus e contra o irmão.
Renuncio também a todo o espírito de revolta contra a mim mesmo e de não-aceitação das minhas limitações.
Renuncio a todo o espírito de acusação e perseguição, de activismo, insónia e agitação e a todo o espírito de desequilíbrio emocional e psíquico.
Renuncio a todo o espírito de opressão, de depressão, de isolamento e esgotamento.
Renuncio a todo o espírito de autodestruição e de não-aceitação da minha história, da minha família, dos meus erros, fracassos e pecados.
Renuncio a todo e qualquer espírito de medo: medo de Deus, de Satanás, medo da autoridade, medo de amar e ser amado, medo do futuro e do fracasso, medo da doença e da morte, medo da altura e do escuro.
Renuncio ao medo de animais e tempestades, ao medo de acidentes e assaltos, ao medo de falar em público, ao medo de proclamar o Teu Evangelho, ao medo de me afirmar como cristão em qualquer lugar, ao medo de partilhar os dons