Topografia
Topografia
1 – TOPOGRAFIA 1.1 - O que é topografia?
“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana.” DOUBEK (1989) Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrição. Logo, Topografia significa descrição do lugar.
1.2 – Divisões
1.2.1 – Fotogrametria Ciência que permite conhecer o relevo de uma região através de fotografias, produzidas principalmente a partir de aviões e satélites.
1.2.2 – Topometria Trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir as feições do terreno o mais fielmente possível.
Planimetria São medidos os ângulos e distâncias no plano horizontal, como se a área estudada fosse vista do alto.
Altimetria São medidos os ângulos e distâncias verticais, ou seja, as diferenças de nível e os ângulos zenitais. Os levantamentos elaborados são representados sobre um plano vertical, como um corte do terreno.
1.2.3 – Topologia Trata da interpretação dos dados colhidos através da topometria. Essa interpretação facilita a execução do levantamento e do desenho topográfico que permite certo controle sobre possíveis erros, além de um número menor de pontos de apoio sobre o terreno.
1.2.4 – Taqueometria Trata do levantamento de pontos de um terreno, in loco, de forma a se obter rapidamente plantas com curvas de nível, que permitem representar no plano horizontal as diferenças de níveis.
1.3 – Instrumentos topográficos
1.3.1 – Teodolito Equipamento utilizado para fazer leituras angulares verticais e horizontais com precisão.
1.3.2 – Mangueira de Nível O método da mangueira fundamenta-se no princípio dos vasos comunicantes, que nos fornece o nível. Este é o método que os pedreiros utilizam para nivelar a obra toda, desde a marcação da obra até o nivelamento dos pisos, batentes, azulejos, etc.
1.3.3 – Baliza