Topografia
Escola Superior de Criciúma
TOPOGRAFIA
Juliana Scherer Moutinho
Criciúma
2015
APRESENTAÇÃO
A palavra “Topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). O homem tem a necessidade de representar, graficamente e em proporções reduzidas, uma porção da superfície da Terra, por isso a importância da topografia. No presente trabalho serão respondidas algumas perguntas relacionadas ao sistema geodésico de referência.
1- O que é um sistema geodésico de referência? Para que serve na prática?
Sistema de referência composto por uma figura geométrica representativa da superfície terrestre, posicionada no espaço, permitindo a localização única de cada ponto da superfície em função de suas coordenadas tridimensionais, e materializado por uma rede de estações geodésicas. Coordenadas, como latitude, longitude e altitude, necessitam de um sistema geodésico de referência para sua determinação.
2- Qual o sistema geodésico de referência em uso hoje no Brasil?
Desde 25 de fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil. Entre 25 de fevereiro de 2005 e 25 de fevereiro de 2015, admitia-se o uso, além do SIRGAS2000, dos referenciais SAD 69 (South American Datum 1969) e Córrego Alegre. O emprego de outros sistemas que não possuam respaldo em lei, pode provocar inconsistências e imprecisões na combinação de diferentes bases de dados georreferenciadas.
3- Quais as diferenças entre os referenciais Córrego Alegre (CA), SAD 69 e o SIRGAS2000?
São sistemas de concepção diferente. Enquanto a definição/orientação do CA/SAD69 é topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre, a definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica. Isto significa que esse sistema