Topografia
Erros grosseiros:
É devido à inabilidade do medidor, sendo facilmente evitáveis através de treinamento e prática. Resultam de um descuido e pode ser evitado efetuando as medições com cuidado. Este tipo de erro é descoberto repetindo-se a medição, isto é, fazendo medições de controle.
Erros acidentais (ou aleatórios):
O termo acidental não tem aqui conotação de acidente e sim imprevisibilidade. Os erros acidentais são as imprevisões inevitáveis que afetam cada medida. Estes erros são provocados pela imperfeição dos nossos sentidos, por irregularidades atmosféricas e por pequenos erros inevitáveis na construção dos instrumentos. Os erros acidentais atuam de maneira completamente irregular sobre os resultados das medições e se apresentam com sinal positivo e negativo. Somente estes erros irregulares e acidentais são considerados na compensação e no ajustamento através de estatística.
Erros sistemáticos: Os erros sistemáticos atuam num só sentido e possuem ou sinal positivo, ou negativo. Erros sistemáticos são provocados por medidas não conformes (por exemplo, trena dilatada, baliza torta e prumo de cantoneira desretificado), pela ação unilateral da atmosfera sobre a linha de visada e por instrumentos desretificados ou mal calibrados. Estes erros devem ser eliminados na medida do possível, tomando-os em conta nos cálculos, pelo conhecimento de sua magnitude determinada anteriormente, usando métodos de medição apropriados e aferindo cuidadosamente os instrumentos.
Erros de arredondamento:
Normalmente causados pelo uso de números com poucas casas decimais
São proporcionados por consequência da facilidade de manipulação numérica inadequada,
O arredondamento deve ser compatível com a precisão da medição e devem ser aplicados nos resultados finais, ou seja, na apresentação dos resultados, assim minimizando o possível erro.
LOCAÇÃO DE OBRAS
A locação de obras sem o emprego de instrumental