Topografia
O instrumento topográfico mais antigo - O prumo óptico A observação de um objecto pesado pendurado na extremidade de um cordel produzindo no mesmo um efeito de perpendicularidade em relação à terra, foi um fenómeno verificado pelos primeiros pensadores da antiguidade.
Sabemos que os egípcios adaptaram este princípio a práticas de construção cerca de 2600 anos antes de Cristo, tendo desde então sido concebidos os princípios dos primeiros instrumentos de posicionamento e nivelamento de estruturas rudimentares, como sendo o esquadro, e as cruzetas em chumbo e madeira.
O trabalhador de então tivera através destas descobertas uma visão mais precisa quanto à veracidade de uma linha vertical produzida por um fio-de-prumo contra uma superfície horizontal.
Os primeiros fios-de-prumo eram em pedra e a sua forma frequentemente oval, era neste tempo, um detalhe irrelevante.
Estes instrumentos simplificados continuaram praticamente inalterados durante os 4400 anos que se seguiram. Com a invenção do nível de bolha, e dados os primeiros passos no sentido da revolução industrial que permitiu o fabrico destes níveis caracterizados pela precisão e pelo seu baixo custo, iniciou-se a retirada dos instrumentos de chumbo antigos.
O então emergente nível que permitia estabelecer com facilidade, planos verticais e horizontais revelara-se como um instrumento de incontestada melhoria nas condições de trabalho…………..rápido, preciso, e fácil de empregar.
Há no entanto algo que o nível não pode fazer facilmente…….a transferência exacta de um ponto entre dois planos desnivelados. Neste campo, o fio-de-prumo continua sendo um instrumento indispensável na construção moderna.
Unidades de medição antigas Alguns registos arqueológicos mostram o uso de medidas padrão antes do ano 2000 AC. Um mural egípcio datado de 1400 AC mostra um grupo de trabalhadores medindo com uma linha atada em nós, semelhante a uma moderna