topografia
Dado determinado grupo de elementos (qualquer coisa que possa se mensurada, contada ou ordenada segundo postos), censo defini-se como a análise de todos os elementos desse grupo e amostragem defini-se como a análise de apenas uma parte dos elementos com a finalidade de fazer generalizações sobre o grupo inteiro. A parcela do grupo examinada chama-se amostra, e o grupo todo é chamado de população ou universo. Os conceitos de amostra e população referem-se a um conjunto específico de circunstâncias. Por exemplo, uma determinada sala de alunos pode ser considerada uma população da qual iremos retirar uma amostra, mas também pode ser uma amostra, caso considere-se todos os alunos de uma universidade como a população. As populações podem ser finitas ou infinitas. As limitadas em tamanho são as finitas, como por exemplo, os alunos de uma sala de aula ou os livros de uma biblioteca. As populações infinitas não possuem um tamanho limitado e consistem apenas em um processo que gera itens, como por exemplo, a jogada de uma moeda onde o número de caras/coroas é ilimitado.
AMOSTRAGEM DE UMA POPULAÇÃO FINITA Quando se trabalha com uma população finita surge a dúvida em relação à reposição ou não do elemento examinado na população, antes de seguir para a próxima observação. Se a amostra possui um tamanho pequeno em relação à população, a não reposição do elemento examinado não influenciará nas probabilidades dos elementos seguintes. Mas se a amostra é muito grande em relação à população, a não reposição poderá alterar as probabilidades dos elementos restantes. Por isso, a regra geral determina que deve-se fazer reposição caso o tamanho da amostra exceda 5% do tamanho da população.
AMOSTRAGEM versus CENSO Dependendo da situação e das condições deve-se escolher entre amostragem e censo, pois cada um possui suas vantagens. Casos em que a amostragem é mais vantajosa:
Quando a