topografia
TOPOGRAFIA
O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. no principio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação.
A topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.
Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrição, assim, de uma forma bastante simples, topografia significa descrição do lugar.
Importância: ela é base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos.
Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
O objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distancias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Ás operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para posterior representação, denomina-se de levantamento topográfico.
A topografia pode ser entendida como parte da geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões da terra.
Diferença entre geodésia e topografia: a topografia é muitas vezes confundida com a Geodésia, pois se