Topografia
1.2 DEFINIÇÃO: Por definição clássica, Topografia é uma ciência baseada na Geometria e
Trigonometria, de forma a descrever (medidas, relevo) e representar graficamente
(desenho) parte da superfície terrestre, restritamente, pois não leva em consideração a curvatura da Terra.
1.3. OBJETIVO
É a obtenção das dimensões (lineares, angulares, superfície), contornos (perímetro) e posição relativa (localização em relação a uma direção de referência) de uma parte da superfície terrestre.
1.4. FINALIDADE
É a representação gráfica (gerar um desenho) dos dados obtidos no terreno sobre uma superfície plana. A esta se dá o nome de Planta ou Desenho Topográfico.
1.5. IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO
A topografia é uma atividade básica para qualquer serviço de engenharia. Não é uma atividade “fim” e sim uma atividade “meio”, isto é, não se faz um levantamento topográfico e pára por aí. Este levantamento terá uma finalidade, p. ex., execução de uma Barragem, rede elétrica, irrigação, loteamento e outros.
Quanto aos campos de aplicação tem-se: as Engenharias: Civil, Mecânica,
Ambiental, Florestal; Agronomia; Arquitetura e paisagismo; Controle geométrico e execução de obras.
1.7. DIVISÕES DA TOPOGRAFIA: Topometria, Taqueometria e Topologia
TOPOMETRIA: é o conjunto de métodos e procedimentos utilizados para a obtenção das medidas (distâncias e ângulos) de uma parte da superfície terrestre. Pode ser divida em: Planimetria: procedimentos para obtenção das medidas num plano horizontal;
Altimetria (Hipsometria): idem, num plano vertical;
TAQUEOMETRIA: (medida rápida); é parte da topografia que se ocupa dos processos de obtenção das medidas horizontais e verticais, simultaneamente, baseado no princípio da Estadimetria e trigonometria de triângulo retângulo. Esse processo é mais utilizado em terrenos de relevo ondulado, acidentado.
TOPOLOGIA: É a parte da topografia que se ocupa do estudo e interpretação da superfície