Topografia
Nome: Raphael Gradisse da Silva Magalhães
Sistema Viário
Trabalho 2ª RAE
Belo Horizonte
2011
APRESENTAÇÃO
Este trabalho irá apresentar através de definições e especificações os serviços constantes dos Estudos topográficos e geotécnicos nos projetos de engenharia rodoviária, mostrando suas fases e execução dos estudos.
Introdução
Os Estudos geotécnicos devem ser desenvolvidos visando o conhecimento dos materiais a serem trabalhados durante a execução da obra ou aqueles que venham a sofrer algum impacto com relação ao seu aspecto natural. Os estudos de campo e os ensaios de laboratório devem ser desenvolvidos, a partir de um programa prático e objetivo que resulte em elementos capazes de auxiliar os estudos ambientais e as demais atividades do projeto.
Início de um Projeto
Estudos Geotécnicos devem consistir basicamente de:
a) Reconhecimento geológico-geotécnico da área ou faixa de projeto. Tem por objetivo principal o levantamento e a analise de dados da região necessários à definição dos possíveis locais por onde a estrada possa passar. Nesta fase são detectados os principais obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos e escolhidos locais para o lançamento de anteprojetos.
b) Elaboração de plano de sondagem e listagem de providências a serem tomadas no campo, segmento a segmento, para identificar, confirmar e delimitar os locais geologicamente críticos, a partir da avaliação e histórico de acidentes geotécnicos anteriores.
c) Investigações geotécnicas de campo (sondagens e ensaios “in situ”) e realização de ensaios de laboratório em:
Fases do Estudo do Traçado de uma Estrada
O projeto geométrico de uma estrada comporta uma serie de operações que consistem nas seguintes fases:
Reconhecimento ou Anteprojeto;
Exploração ou Projeto;
Locação ou Projeto