TOPOGRAFIA PARTE 2
LADOS DE POLIGONAIS.
Poligonais secundárias
As poligonais secundárias são importantes para levantamento de áreas relativamente grande. Já que a poligonal principal deve acompanhar os limites da gleba
Procedimento no campo
Depois de escolhidas as estacas que formam uma poligonal, ligando duas estacas, ambas da poligonal principal os valores a serem medidos são ângulos e distâncias, deve-se observar, porém, que é indispensável à medição de duas estacas para ser feita a verificação do erro de fechamento angular.
Cálculo e ajuste da poligonal
Não devemos esquecer que o cálculo e ajuste da poligonal principal deve estar completo antes de iniciarmos o cálculo da secundária. Por isso, todas as linhas da principal já tem o seu rumo definido e todas as estacas já tem coordenadas totais (X,Y) também definidas.
1. Cálculo do erro de fechamento angular pelos rumos calculados.
Partindo do rumo definido do lado 18-19, com os ângulos medidos, devemos calcular sucessivamente os rumos de 19-A1, A1-A2, A2A3 etc... até calcularmos o rumo de 7-8.Compara-se o rumo definido da mesma linha. A diferença entre os dois é o erro de fechamento angular.
2. Cálculo do mesmo erro de fechamento angular pela somatória dos ângulos internos.
Verificando-se que a poligonal secundária juntamente com o trecho da principal que vai da estaca 7 até a 19 constitui um polígono, basta somar todos os ângulos internos e comparar esta soma com o valor (n-2)180º; a diferença será o mesmo erro de fechamento angular já calculado no item 1. No caso em exemplo, n=19, portanto (n-2)180 = 3060º.
3. Distribuição do erro de fechamento angular.
Levando-se em conta que todos os ângulos da poligonal principal já foram ajustados, o erro de fechamento angular deve ser distribuído unicamente nos ângulos da poligonal secundaria, 19, A1, A2, A3,
A4, A5, A6, e 7. Assim teremos os rumos definidos de seus lados.
4. Cálculo das coordenadas parciais (x,y) dos lados da