Topografia - edificaçoes
Topografia é a ciência que estuda uma determinada superfície, com todos os seus acidentes geográficos naturais ou não, definindo a situação e a localização de qualquer área e determinando analiticamente as medidas da mesma (área e/ou perímetro), com expressão exata de seu relevo, tudo isso representado graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
Importância da topografia
A topografia é instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras. É a base inicial para engenheiros ou arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em planta e em qualquer escala, todas as variações apresentadas em uma superfície, a identificação de todos os limites de propriedade, a expressão exata de seu relevo com todos os detalhes que estão em seu interior (vegetação, vales, córregos, cercas, cursos d’água, edificações, etc).
São várias as aplicações da topografia na implantação de projetos de engenharia, sendo verificadas em diversas modalidades, tais como: * Edificações em geral, aeroportos, portos, cais, conjuntos habitacionais; * Obras de arte – túneis, pontes, pontilhões, viadutos; * Barragens; * Sistema de drenagem – galerias, canais; * Sistema de água e esgoto; * Planejamento urbano; * Paisagismo; * Usinas hidrelétricas; * Telecomunicações; * Agricultura; * Reflorestamento dentre outros. Mais um pouco sobre topografia
Topografia - palavra originada do grego “TOPOS” (lugar, região, terreno) e do verbo “GRAFHEIN” (descrever, escrever), portanto Topografia, na origem da palavra, quer dizer: - descrição de um lugar, terreno ou região.
Uma definição básica para topografia é: a ciência aplicada, cujo objetivo é representar no papel, uma limitada porção da superfície terrestre, com seus detalhes naturais e artificiais e com expressão exata de seu relevo não levando em consideração a curvatura terrestre.
Podemos fazer estas representações através de uma planta, uma carta ou um