topo I
Bueno
Fev/14
1
Topografia e Geodésia I
1. TOPOGRAFIA
1.1 - Etimologia
A palavra Topografia é formada pela conjunção dos termos gregos topos (lugar) e graphein (descrição).
1.2 - Definição
A Topografia é uma ciência aplicada que tem por objetivo representar a superfície física da Terra e todos os detalhes existentes naturais e artificiais, adotando um plano horizontal como referência, sem levar em conta a curvatura da Terra (Fig. 1).
2
• A figura abaixo (ESPARTEL, 1987) representa exatamente a relação da superfície terrestre e de sua projeção sobre o papel.
Superfície física
Planta
Fig. 1
3
1.3 - IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA
Ao se projetar qualquer obra de engenharia, se impõe o prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma deverá ser implantada, como por exemplo, obra viária, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistema de água e esgoto, urbanismo, etc.
Tem igualmente importância nas ciências agrárias, tais como: projetos de regularização fundiária, assentamentos, planejamento agropecuário, projetos de reserva legal, controle do meio-ambiente, desmembramentos, demarcação de propriedades rurais, divisão de glebas etc.
4
1.4 - APLICAÇÕES DA TOPOGRAFIA
Na Engenharia Civil
Estradas
Reconhecimento
Exploração
Projeto
Locação
Controle de execução
Medições
Construção Civil
Obtenção da planta topográfica
Locação de obras
Acompanhamento durante a construção
Verificação após o término da obra (Controle de recalques, etc.)
5
1.5 - Limite do campo de atuação da Topografia
Dentro de um raio de 10 km (20 km de extensão), é lícito considerar plana a superfície da Terra, para efeito de levantamentos topográficos. A partir daí, tem que se levar em conta a curvatura da terra, campo de atuação da
Geodésia (Fig. 4).
6
2. Divisão da Topografia
2.1- Planimetria