Topicos de Liiteratura Portuguesa portf

589 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Ceará
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS
Professor: ERICK TEODOSIO DO NASCIMENTO
Disciplina: TÓPICOS DE LITERATURA PORTUGUESA
Aluna: Raquel Vieira Lopes

AULA 1 A 4 ATIVIDADE: TEMA LITERÁRIO E FORMA LITERÁRIA

Fortaleza-Ce
Junho / 2015

Atividade de portfólio 01
O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. Nesse período, os autores buscavam sua inspiração na cultura da Antiguidade grego-latina. Pode-se definir o Classicismo como uma concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, que são tomados como modelos perfeitos, Esse conceito de imitação deve ser encarado não como cópia, mas sim como uma expressão própria fundamentada nos modelos antigos. O canto III de “ Os Lusiádas” nos traz a visão sobre o episódio de Inês de Castro numa estética peculiar em relação às demais tratadas e merecem destaque por sua importância e apresenta um lirismo mais comedido e descritivo. Nesses versos há, incontestavelmente, uma aproximação mais viva e sugestiva que se processa entre as pessoas e a natureza.
A obra mostra muito bem como era a visão do mundo e dos homens na época, algo próprio do classicismo. Serviu como matéria informativa . O poema tem como tema principal a história do amor proibido de Inês, dama de companhia da rainha, pelo príncipe dom Pedro que foi morta grávida pelo próprio pai de Pedro, D. Afonso e coroada rainha depois de morta. Como podemos ver no trecho a seguir.

Canto III - de Os Lusíadas
Passada esta tão prospera vitória,
Tornado Afonso à Lusitana terra,
A se lograr da paz com tanta glória
Quanta soube ganhar na dura guerra,
O caso triste, e digno da memória
Que do sepulcro os homens desenterra,
Aconteceu da mísera e mesquinha
Que depois de ser morta foi Rainha.[...]

O arcadismo veio para equilibrar o exagero e a dualidade do barroco e foi seguido por uma fase romântica e realista. Portanto, assim como

Relacionados