top-dawn
INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas dependem cada vez mais de redes de computadores para o acesso imediato à informação. Busca-se a redução do tempo de desenvolvimento e colocação de produtos no mercado. Neste cenário, um dos grandes objetivos é projetar redes de computadores que possam satisfazer as reais necessidades das empresas.
Durante a elaboração de um projeto de redes é de fundamental importância a utilização de uma metodologia.
METODOLOGIA
A metodologia Top – Down é totalmente iterativa, visando primeiramente que se tenha uma visão global de todos os requisitos do cliente. Ela está dividida em etapas que são:
• Análise das metas e necessidades do cliente; Tem como objetivo levantar e analisar as metas e necessidades de negócio do cliente, sendo assim se terá uma definição da abrangência do projeto como um todo.
• Projeto da rede lógica; Tem como objetivo desenvolver uma topologia de rede lógica, um mapa com as interconexões.
• Projeto da rede física; Define - se o tipo de rede de acordo com o seu tamanho, bem como os equipamentos e tecnologias que serão utilizadas.
• Documentação; Nesta fase se executa os testes e é elaborada a documentação do projeto de redes.
Com o uso da metodologia Top – Down se cria um conjunto de etapas que contribuirão para que o projeto alcance o sucesso almejado. Com isso se pode traçar um cronograma, definindo assim todas as metas, prazos e objetivos de maneira que todos sejam alcançados. Pode se dizer que o maior desafio está na 1ª fase pois nela é feito o levantamento de todos os requisitos do cliente.
ESTUDO DE CASO
Este estudo de caso foi desenvolvido com base nas metas e necessidades de um centro oftalmológico. Neste centro oftalmológico a infraestrutura de rede é precária, não planejada e obsoleta.
São frequentes os problemas de perda de conexão, falhas de segurança, descentralização de informações e controle dos ativos de rede. Neste contexto será proposta a elaboração de um