tomografia
ASPÉCTOS HISTÓRICOS
1950 – Físicos e engenheiros iniciam pesquisas e desenvolveram componentes para construção de um tomógrafo.
1963 – O sul-africano Allan M. Cormack (matemático e médico), desenvolveu um método matemático necessário para reconstruções das imagens tomográficas.
1971 – O engenheiro britânico Godfrey Hounsfield apresentou a técnica de obtenção de imagens através da TC, examinando uma peça anatômica (um cérebro humano), com resultados espetaculares, onde demonstrou claramente a existência de um tumor cerebral e se pode distinguir a matéria cinza e a branca do cérebro.
1972 – A nova tecnologia foi apresentada à sociedade científica por Hounsfield que trabalhava para a empresa fonográfica EMI Ltda na Inglaterra, paralelamente Cormack, desenvolvia pesquisas nesta área nos Estados Unidos da América.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.
1975 – O hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo instala o primeiro tomógrafo do Brasil (um equipamento de 2ª geração).
1979 – Cormack e Hounsfield receberam o premio Nobel de medicina por suas contribuições no surgimento e no desenvolvimento da tomografia computadorizada.
1982 – Cormack e Hounsfield receberam o premio Nobel de física. O método obteve grande repercussão, principalmente por sua propriedade de avaliar tecido “mole” como os músculos, vísceras e o parênquima cerebral, até então difíceis de serem demonstrados, e ainda o início da era da informática no diagnóstico por imagem.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que combina o uso de raios X obtidos por tubos de alta potência com computadores especialmente adaptados para processar grande volume de informações e produzir imagens com alto grau de resolução. O tubo de raios X está disposto no interior do corpo do aparelho em um dispositivo rotatório de forma justaposta a