Tomada De Decisa O
TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR DE HOTELARIA NO SEGMENTO DE LAZER
Guilherme Rosa
Nome
Nome
Nome
Nome
Nome
2014
TOMADA DE DECISÃO
Para podermos discutir o processo de compra de um consumidor de hotelaria no ramo de lazer, é necessário, entender a necessidade do tempo livre, a motivação na qual fez o consumidor desejar aquele tipo de produto ou serviço.
O tempo livre do trabalhador permite a proteção de um bem da vida. Esse tempo além de ser necessário ao descanso do corpo e reposição das energias, também permite o encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua família e com a sociedade. A redução da jornada de trabalho é condição preliminar para uma vida emancipada. Faz-se necessário ao ser humano que disponha em sua vida de um tempo para seu crescimento e descanso.
O comportamento do consumidor são os pensamentos, sentimentos, ações e influências que determinam mudanças, a área do comportamento do consumidor estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos e serviços, para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Apesar do modelo de comportamento do consumidor não ser totalmente aplicável a todos os indivíduos, ele abrange grande parte do processo de compra das pessoas, pois as grandes necessidades dos seres humanos continuam imutáveis.
Tipos de tomadas de decisão dos consumidores, Churchill e Peter (2000 Pg.93) definem que para os consumidores existem três tipos de tomada de decisão:
Rotineira: o envolvimento do consumidor é baixo, considera-se poucas opções de marcas e produtos; sua fonte de informação é interna.
Limitada: o envolvimento passa a ser moderado, já se consideram mais opções de marcas e produtos; o consumidor passa a buscar informação externa.
Extensiva: leva o consumidor a uma maior atividade de pesquisa e de compra, é geralmente utilizada para produtos e serviços de maior complexidade, custo elevado e muito significativo ao consumidor; são levadas em