Token Ring
Token Ring / X.25
Ciência da Computação
Professor: Luiz Carlos
Guilherme José da Silva
Guilherme Martins Castro
Tiago Ricardo de Oliveira
Token Ring
História
A primeira rede Token Ring foi desenvolvida pela IBM nos anos 70. Ela ainda é a principal tecnologia LAN da IBM, e apenas perde para a Ethernet (IEEE 802.3) em termos de implementação da LAN.
O que é
Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação.
Os tokens têm 3 bytes de comprimento, opera a uma velocidade de transmissão de 4 a 16 Mbps, utilizando como meio de transmissão o par trançado,
Funcionamento
Uma rede Token Ring estão conectadas serialmente formando um anel fechado. Todos os sinais atingem e são repetidos por cada estação. Isto significa que cada estação age como um repetidor, e requer uma conexão com dois pares de cabos ao anel. Um par serve para recepção e outra para envio de dados.
Para que possa transmitir dados, cada estação deve executar quatro passos, conhecidos como Token Protocol:
1. Capturar um token: para transmitir dados uma estação deve primeiro capturar um token. Por exemplo: ao receber dados do nível superior o adaptador de rede Token Ring, enfileira os dados para transmissão e fica monitorando o anel à procura de um token. Apenas uma estação de cada vez pode transmitir dados no anel, assim quando o adaptador de rede reconhece a sequência de bits de um token ele captura o token e então transforma-o em um pacote no qual ele transmitirá os dados.
2. Transmitir os dados: Assim que o adaptador de rede de uma estação captura o token, ele pode transmitir os dados enfileirados até que eles terminem ou até que seu tempo de posse do token expire, este tempo é de normalmente 10 ms. Os pacotes transmitidos são repetidos por todas as estações do anel até que eles cheguem na estação que os transmitiu.Quando as