Todos
Sistema Nervoso
Descrição do trabalho
Responda aos questionamentos abaixo utizando as anotações de sala de aula e livros indicados:
- Explique a divisão anatômica do sistema nervoso
Está dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e sistema nervoso periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios).
- Comente sobre a organização morfofuncional do sistema nervoso
1. Vias aferentes: trazem informações ao sistema nervoso central.
2. Vias eferentes: levam a resposta elaborada ao órgão efetuador da resposta (músculo ou glândula).
3. Vias de associação: analisam as informações, armazenam-nas sob a forma de memória, elaboram padrões de resposta ou geram respostas espontâneas. Quanto mais neurônios de associação, mais refinada será a resposta.
- Explique os principais componentes da medula espinhal, seus envoltórios, espaços e respectivos conteúdos.
-Os neurônios caracterizam-se pelos processos que conduzem impulsos nervosos para o corpo e do corpo para a célula nervosa. Os impulsos nervosos são reações físico-químicas que se verificam nas superfícies dos neurônios e seus processos. Reações semelhantes ocorrem em muitos outros tipos de células mas elas são mais notáveis nos neurônios, cujos caracteres estruturais se destinam a facilitar a transmissão dos impulsos a grandes distâncias.
- Nossa medula espinhal tem a forma de um cordão com aproximadamente 40 cm de comprimento. Ocupa o canal vertebral, desde a região do atlas - primeira vértebra - até o nível da segunda vértebra lombar. A medula funciona como centro nervoso de atos involuntários e, também, como veículo condutor de impulsos nervosos.
- Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula se conecta com as várias partes do corpo, recebendo mensagens e vários pontos e enviando-as para o cérebro e recebendo mensagens do cérebro e transmitindo-as para as várias partes do corpo. A medula possui dois