Todos
Nesse trabalho, falaremos as várias capacidades de investimento e desenvolvimento em diversas áreas sociais e econômicas, em força da realização da Copa do mundo de 2014 no Brasil, bem como as concepções divididas daqueles que são contra e á favor da realização deste evento.
Para reforçar o tema, inserimos um resumo do “estudo de caso – A Copa do Mundo é nosso” debatido especificamente sobre o mundial de 2014. Mencionamos também em diversas ocasiões o personagem Gilberto, retratado no estudo, que analisando sua trajetória de vida pessoal e profissional, originou a discussão do tema.
2 A COPA DO BRASIL DE 2014
No texto “A COPA DO MUNDO É NOSSA – 2014” é mostrado o caso de Gilberto, um empresário baiano que construiu uma empresa estável no ramo de Transporte Executivo. Durante o período de estruturação da sua empresa, ele apostou nas linhas de créditos do banco onde trabalhava antes de se formar para trazer os seus primeiros clientes.
No inicio da empresa ele teve muitas dificuldades, com uma Van, um carro e um telefone. Anos depois, a frota era formada por 12 Vans, 5 micro-ônibus e 11 carros de luxo, 30 motoristas, uma equipe de atendimento muito bem preparada e duas sedes – a matriz em Salvador e a filial de Camaçari.
Antes de se formar em administração de empresas, Gilberto não sabia se agradava o seu pai, que era taxista, ou sua mãe, uma doceira com grandes habilidades na cozinha, sua mãe queria que ele estudasse para ter um futuro melhor . Mas ele tinha uma certeza: Ter o seu próprio negócio.
Gilberto teve essa oportunidade quando recebeu uma pequena herança de sua mãe, com o falecimento de seu avô. Seu avô era caminhoneiro e sempre que viajava levava ele quando estava de férias. Ele aproveitou o fato que a montadora de carros Ford acabara de inaugurar a fábrica em Camaçari, e também outras empresas do setor automobilístico, bem como do complexo petroquímico que estava instalado na cidade.
O Complexo Industrial Ford possui a