todos
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Definir o que é Gestão por Processos;
2- Diferenciar Organização Funcional X Organização por Processo
3- Fazer a Identificação dos Processos
4- Classificar os processos
5- Diferenciar a Organização e a Unidade de Negócio.
Introdução
A Gestão por Processos chega às organizações em forma de rotina para que seus sistemas funcionem como uma grande “rede” interdependente que busca resultados eficazes e alcancem o sucesso através de novas maneiras de trabalhar coletivamente.
Sendo assim, as empresas que seguem o modelo tradicional de Gestão – ainda muito orientado a realizar tarefas e pouco a gerar resultados – não conseguem competir no mercado atual, no qual as mudanças são constantes. Além de uma estruturação meramente burocrática, essas empresas necessitam do estabelecimento de metas e atribuições, a fim de não limitarem a agilidade de seus resultados.
Definição de Gestão por Processos
“A excelência do desempenho e o sucesso no negócio requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas de acordo com uma visão de processos. É fundamental que sejam conhecidos os clientes desses processos, seus requisitos e o que cada atividade adiciona de valor na busca do atendimento a esses requisitos.”
“Nesse sentido, a Gestão por Processos consiste no enfoque administrativo que busca a otimização e a melhoria da cadeia de processos da empresa. O objetivo é atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho
possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto.”
Por que usar Processos?
A Gestão de Processos tem se tornado cada vez mais um requisito essencial de grande parte dos sistemas de gestão organizacional.
Atualmente é uma exigência:
•
Do Prêmio Nacional da Qualidade;
•
Das Normas da série ISSO 9000:2000 (9001 e