todos
“Para produzir e bem é necessário planejar, organizar, dirigir e controlar. Para atender os requisitos de eficiência e eficácia, a produção precisa repousar em um sistema de planejamento e controle confiável. Há muita atividade a ser planejada, organizada e coordenada para que a produção ocorra da melhor maneira possível.
A complexidade do sistema produtivo exige necessariamente um esquema de planejamento e controle...” (Chiavenato, Idalberto. Administração da Produção: uma abordagem introdutória).
Toda organização produz, teoricamente, baseado em um planejamento com o intuito de alcançar seus objetivos. Não se produz ao acaso e nem de forma improvisada. Indústrias necessitam planejar antecipadamente e controlar seus recursos para que tudo ocorra como estipulado. Assim existe o Planejamento e Controle da Produção – PCP – que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa por meio da administração da produção.
O PCP representa nada mais que a função administrativa de gerir os recursos disponíveis aproveitando-os da melhor maneira possível com eficiência e eficácia. O planejamento e controle desdobram-se em definição do objetivo, mensuração do desempenho, correção do desempenho e melhoria contínua dos processos produtivos. É o PCP que planeja, controla e direciona todas as atividades produtivas da empresa. No caso de uma indústria de embalagens plásticas flexíveis, é o PCP que cuidará das matérias primas necessárias, da mão de obra, das máquinas e equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço para que, com as vendas, os produtos possam chegar aos clientes.
Finalidade e Funções do PCP
A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa. Assim consiste em manter duas finalidades: atuar sobre os meios de produção a fim de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados. As funções do